Moda

Osklen Desfila Este Mês Sua Coleção Mais Sustentável

abril 18, 2018 Por Ju Schmidt

Referência e pioneira no quesito moda consciente a Osklen de Oskar Metsavaht desfila no final deste mês sua coleção mais sustentável até agora.

ASAP

Batizada de ASAP (As Sustainable As Possible), um trocadilho com o termo as soon as possible e uma referência à urgência em adotar medidas nesse sentido, a coleção inverno 2018 levará para a passarela da São Paulo Fashion Week cerca de 98% de peças eco-friendly.

E não é só nas passarelas que a Osklen pensa na sustentabilidade, enquanto as peças desfiladas desembarcam nas lojas em edição limitada e formato “see now, buy now”, a coleção comercial também será a mais eco-friendly da história da marca, com 40% de toda a produção desenvolvida em e-fabrics, os tecidos feitos com matérias-primas e mão de obra sustentáveis.

OSKLEN E A SUSTENTABILIDADE

Há 20 anos pensando de forma sustentável a Osklen conseguiu ser reconhecida como um sinônimo de moda consciente mundo afora. Em 1998, quando ninguém considerava a questão a marca já estava produzindo as primeiras t-shirts de algodão orgânico.

Em 2007, Oskar Metsavaht já estava tão mergulhado no tema que fundou o Instituto-E, que em parceria com centros de pesquisa, empresas e fundações se dedica a programas socioambientais que não ficam restritos à marca.

Entre os projetos permanentes do E está o desenvolvimento dos e-fabrics. O mais famoso deles é o couro de pirarucu, peixe de água doce destinado basicamente à alimentação, cuja pele é reaproveitada em sapatos, bolsas e até roupas pela marca.

Além, é claro, da malha feita a partir da fibra de garrafas PET recicladas. Segundo estudo do COPPEAD (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Osklen reutilizou, apenas no ano passado, 272 mil garrafas plásticas que seriam descartadas no meio ambiente.

“A sustentabilidade impõe um processo de criação invertido, no qual são os materiais que desencadeiam a inspiração”, explica Juliana Suassuna, diretora de design de moda da Osklen.

Preocupada com conceitos que vão do design ao acabamento sempre respeitando o meio ambiente, a Osklen é um exemplo, no Brasil e no mundo, de que é possível aliar peças desejo e sustentabilidade em uma mesma coleção e ainda fazer sucesso.

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

Translate »