Moda

Morre Hubert de Givenchy: Relembre o Legado do Estilista

março 12, 2018 Por Ju Schmidt

No último sábado (10) a moda se despediu de mais um de seus grandes gênios, aos 91 anos Hubert de Givenchy deixa um legado de grandes criações e peças icônicas.

Discípulo de Cristóbal Balenciaga, o grande arquiteto da costura, Givenchy aprendeu com o mestre o poder da construção de cada peça com bons acabamentos e materiais.

Considerado um dos nomes mais importantes da moda nas décadas de 1950 e 1960, o francês vestiu estrelas de Hollywood e a realeza européia, tendo como uma de suas principais musas e amiga a atriz Audrey Hepburn.

GIVENCHY E AUDREY HEPBURN

Givenchy foi responsável pelos looks mais marcantes de Hepburn como o ‘pretinho básico’ criado especialmente para ela em “Bonequinha de Luxo” e o figurino inesquecível de “Cinderela em Paris” que incluiu o deslumbrante longo vermelho e o belíssimo vestido de noiva.

Audrey e o estilista ficaram tão amigos, que ela ganhou o Oscar vestindo uma de suas criações, um delicado vestido de renda.

“As roupas de Givenchy são as únicas nas quais eu me sinto eu mesma. Mais do que um estilista, ele é um criador de personalidade”. – Audrey Hepburn

O estilo clássico e elegante do couturier agradou também grandes personalidades como Greta Garbo, Marlene Dietrich, Grace Kelly, Elizabeth Taylor e Jaqueline Kennedy.

Hubert de Givenchy foi um dos primeiros designers de alta-costura a desenhar prêt-à-porter, ele emplacou um novo conceito, o de separates, peças avulsas que podem ser coordenadas entre si, evocando versatilidade e liberdade para criar seu próprio visual.

O FUTURO DA MAISON

 

Em 1988, o estilista vendeu a marca para o conglomerado de luxo LVMH (dono de Louis Vuitton e Dior) por 45 milhões de dólares, desde então grandes nomes da moda já assumiram a criação da marca entre eles John Galliano, Alexander McQueen e Julien McDonald.

Porém o designer que teve maior sucesso no comando da maison foi o italiano Riccardo Tisci, que ficou mais de 10 anos à frente da casa, e conseguiu adaptar o legado de Givenchy para a atualidade misturando elementos da couture e do streetwear.

No ano passado, a inglesa Clare Waight Keller se tornou a nova diretora criativa da marca e tem brilhado cada vez mais no comando da etiqueta, principalmente depois de seu debut na Alta-Costura.

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

Translate »