Variedades

MoMA Recebe Exposição Sobre Tarsila do Amaral

janeiro 05, 2018 Por Ju Schmidt

Influentes no Brasil e fora dele as obras de Tarsila do Amaral ganham exposição no The Museum of Modern Art (o MoMA) em Nova York a partir de 11 de fevereiro.

Intitulada Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil (“Tarsila do Amaral: Inventado a Arte Moderna no Brasil”), a exposição vai reunir 130 trabalhos da artista incluindo pinturas, desenhos, sketchbooks, fotografias e outros documentos histórios que mostram suas coleções ao redor da América Latina, Europa e Estados Unidos.

AS FASES DE TARSILA

A homenagem à artista brasileira, transitará por suas diversas fases de trabalho: partindo de sua infância no interior de São Paulo, passando de seus primeiros trabalhos de 1920 à suas pinturas modernistas mas icônicas e finalizando com suas obras de caráter social.

Considerada uma das maiores artistas brasileiras do século XX, Tarsila do Amaral ganhou importância por sua necessidade de tornar a arte brasileira única. Uma de suas obras mais conhecidas o “Abaporu” (1928) inspirou o Manifesto Antropofágico escrito por Oswald de Andrade, seu marido, e se tornou símbolo desse movimento que propunha uma arte brasileira mais autoral e menos influenciada pela arte europeia da época.

Apesar de ser a primeira grande exposição de Tarsila do Amaral no exterior, esta será a terceira exposição dedicada a um artista brasileiro em Nova York em menos de um ano, Lygia Pape e Hélio Oiticica também ganharam exposições na cidade.

TARSILA POR OSKLEN

Tamanha é a força do trabalho da artista no Brasil, que ele foi escolhido para estampar a coleção da Osklen no último SPFW, com referência as cores e formas que Tarsila do Amaral usava em seus quadros a coleção foi uma das mais comentadas da temporada e agora deverá ser lançada no mercado internacional simultaneamente ao início da exposição no MoMA.

Com curadoria de Luis Pérez-Oramas, Stephanie D’Alessandro e Karen Grimson a exposição fica em cartaz até 3 de junho de 2018.

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

Translate »