Turismo

Moda pelo Mundo: Sicília – Itália

maio 01, 2017 Por Camile Arndt

Mas vai viajar de novo Camile? Simmmmmm! E dessa vez para minha tão amada Itália – destino: Sicília!  Como falei no post anterior (clica aqui caso você não tenha lido ainda – ai ai ai), a facilidade de se viajar pela Europa é alucinante. Então por que não viajar? 🙂

Embarquei na sexta-feira a tarde e voltei de segunda para terça de madrugada, foi um pouco mais do que um final de semana. Quem me acompanhou pela Instagram e Facebook já pode conferir um pouco das maravilhosas paisagens que visitei. Que lugar lindo! Eu sou apaixonada pela Itália (afinal sou italiana né – clica aqui para ver como tirei minha cidadania!) e a Sicília tocou forte no meu peito – bah!!!

Sicília – Itália

Sicília não é o destino mais procurado pelos turistas quando se fala em Itália. Roma, Milão, Veneza e a Toscana estão sempre na frente. Mas caso você já tenha visitado esses lugares, aconselho a dar uma passadinha pela Sicília, para apreciar o belíssimo azul do Mar Mediterrâneo (também é banhada pelo Mar Tirreno e Jônico), conhecer um pouco da história desse povo tão acolhedor e claro, provar as delícias gastronômicas regado a muito vinho.

A Ilha que fica ao sul do país, no “bico da bota”, tem mais de 1500km de praias, muitas delas com um mar paradisíaco, calmo e cristalino. Muito conhecida pela temida Máfia Italiana, que acredito ser mais uma lenda do que realidade, outra atração que faz a Sicília ser lembrada é pelo vulcão Etna – o mais alto da Europa e um dos mais ativos do mundo.

Dia 1

Estou contando o primeira dia na Sicília como sábado, porque na sexta-feira deu tempo só de chegar no aeroporto de Comiso (região de Ragusa), pegar o carro alugado e ir para a casa descansar. A casa onde fiquei, foi gentilmente cedida por um diretor da empresa onde trabalho, e viajei com mais alguns colegas da minha empresa. Fica bem próximo a Marina de Ragusa, bem no sul da ilha, lugar encantador.

Como fiquei em casa e não em hotel, levantei cedo e fui até o mercado mais próximo comprar coisinhas deliciosas para o café da manhã: pão, queijo e manteiga italianos – café da manhã perfeito!!!

Depois fomos passear na Marina di Ragusa, praia mais próxima de onde estávamos. Não estava muuuuito quente, então sentamos na areia um pouco, para que o sol nos esquentasse um pouco e daí fomos comer os famosos gelatos italianos, claro de pistache!

Demos mais uma voltas pela região e paramos num café na cidade de Ragusa. Cidade lindíssima, com cenários que não estamos nem um pouco acostumados a ver no Brasil. Ruelas com sacadas decoradas de flores, casas e prédios super antigos e muitas lambretas completam essa paisagem tipicamente siciliana.

Volta para casa, hora de preparar uma bela pasta italiana para o jantar e depois descansar para aproveitar o dia seguinte. Dito e feito!


Dia 2

Céu de brigadeiro, temperatura esquentando e muita vontade de conhecer mais lugares lindos – assim começou nosso segundo dia na Sicília. Dessa vez fomos até a cidade de Siracusa, quase 100km a leste de onde ficamos. Eu já tinha ficado admirada com a primeira cidadezinha – Ragusa, agora Siracusa é indiscutivelmente mais linda! Fomos conhecer as principais atrações a pé, começando pela ilha de Ortigia, onde tem a marina da cidade, o castelo construído na época que os Gregos estavam na ilha, sem falar no mar azulzinho e perfeito que banha toda a região. Tem muita cultura grega pela cidade, afinal eles descobriram o local por volta de 740 a.C. e os Romanos só a conquistaram por volta de 202 a.C.

No almoço eu me deliciei com uma tradicional pizza e prosecco para comemorar a vida e agradecer pelos momentos que tenho vivido. Fomos numa cantina escondidinha mas muito acolhedora, atendimento impecável, o que nos fez sentir numa verdadeira casa italiana.

A tarde fomos andar mais ainda, conhecer todos os cantos e encantos de Siracusa, inclusive o Santuário da Virgem das lágrimas e o sítio arqueológico onde é possível ver até um teatro grego. Caminhamos pra caramba (ufa!) e como recompensa tomamos mais um delicioso gelato de pistache 🙂

Voltamos para casa a tempo de apreciar o mais lindo de todos os pores do sol, uma pena que a foto não consegue ilustrar tamanha beleza. Jantinha e cama para descansar para o terceiro e, infelizmente, último dia.

Dia 3

Aproveitamos a manhã para desfrutar de um café da manhã dos deuses, arrumar as coisas e deixar tudo em ordem pois o nosso voo de volta para Londres saia no final da tarde e ainda tínhamos que nos deslocar até o aeroporto e devolver o carro, o que leva um tempinho considerável.

Depois de tudo no seu devido lugar, fomos até a praia de Punta Secca para curtir nossas últimas horinhas de Sicília. Foi o dia mais quente, mas não menos belo, não tinha quase ninguém na praia e pudemos aproveitar tranquilamente a areia morna e o sol produzindo vitamina D (que nos faz muita falta em Londres). Vida digna de rainha! 🙂

Almocei pizza de novo kkkkkk, que foi mais um lanche da tarde. Mais um sorvete para finalizar com chave de ouro e hora de dizer tchau, ou melhor Ciao!

O que levar na mala

Leve muitos vestidos e roupas confortáveis para combinar com a leveza do lugar. Não esqueça de colocar um tênis na mala e também uns casaquinhos, pois a noite o vento esfria as temperaturas.

Se você é fã de esportes, esse é o lugar certo para uma corrida, prática de yoga ou andar de bicicleta. Se for o seu caso, coloque esses acessórios na sua bagagem e divirta-se!

O que trazer na mala

Acho que esse foi o destino com menos opções de compras que eu já fui. E não senti a menor falta! Então aconselho trazer de volta alguns quitutes, como bolachas (ou biscoitos dependendo de qual região do Brasil você é), o famoso licor Limoncello e um chocolatinho porque sabe né? tudo de bom!

É possível encontrar bolsas de praia, chapéus e lembrancinhas, principalmente em Siracusa, mas eu só trouxe gordices pra casa mesmo 😛

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

Translate »