Variedades, Vídeos

Em tempos de Brexit – Cidadania Italiana

abril 06, 2017 Por Camile Arndt

Pois e minha gente, o temido dia chegou! Theresa May assinou a carta que aciona o artigo 50 no ultimo dia 29 e o processo de saída da Inglaterra da Uniao Europeia começou. Todo esse processo de saída deve levar pelo menos 2 anos e ate tudo terminar, os europeus (ou brasileiros que possuem cidadania italiana) que estão morando aqui – que e o meu caso – não tem garantia nenhuma se vao poder continuar morando aqui, quais serão os direitos e as possibilidades de trabalhar em UK.

E agora???? Essa e uma pergunta que tem atormentado a vida de muita gente, inclusive a minha. Eu não quero sair de Londres, não eram os meus planos e espero muuuuito que eu não tenha que sair. Eu lutei muito para conseguir meu passaporte (cidadania italiana) para justamente poder morar na Inglaterra, e dai agora tudo muda? Naooooo, por favor!

Falando em Cidadania Italiana, ano passado eu gravei um video (que não tinha postado ainda porque decidi dar aquela paradinha básica) sobre como aconteceu todo o processo para eu conseguir me tornar uma cidada italiana. Nesse video eu explico passo a passo como fiz para juntar toda a documentação, a empresa que contratei, como eu fiz para ir para a Italia e quanto tempo durou e quanto custou ate eu ter meu vermelhinho em maos.

Caso voce tenha planos ou vontade de vir morar na Europa e tem alguma descendência italiana, assista o video, não desista por causa do Brexit porque posso dizer pela minha experiência que vale a pena correr atras da cidadania italiana, mesmo que demore, mesmo que a gente gaste uma grana salgada e mesmo que tenha alguns obstáculos pelo caminho, ainda sim vale a pena!

Como eu falo no video, não sou nenhuma expert em Cidadania Italiana, sei somente o que eu passei… mas me coloco a disposição de quem tiver duvidas, ajudo com a maior boa vontade e sinceramente torco para todos que estão nessa batalha conseguir o tao sonhado vermelhinho. Uma dica que eu dou para quem esta nesse processo e pesquisar muito, tudo que puder, porque quanto mais informação a gente tem, menor e a probabilidade de alguém te enganar. Um site que me ajudou muito nessa caminhada foi o Minha Saga.

Processo da minha Cidadania Italiana

1- Busca de todos os documentos dos meus familiares desde quem saiu da Italia ate chegar em mim (nascimento, casamento e obito – quando aplicável).

2- Traducao de todos os documentos para o italiano com um tradutor juramentado.

3- Legalizacao de todos os documentos no Consulado Italiano em Curitiba.

4- Ida para Italia e entrada no processo na Comune (Prefeitura).

5- Confirmacao da residencia feita pelo vigile (tipo um fiscal).

6- Identidade Italiana provisoria.

7- Identidade Italiana e Passaporte.

*Esse foi o meu processo, que fiz em 2013. Algumas leis mudaram, inclusive ate para melhor.

O tao sonhado dia!

E no dia 14 de Marco de 2014 eu peguei o meu passaporte. A foto mostra toda minha alegria/emocao/alivio 🙂 e logo abaixo mostro a arvore genealógica da minha familia.

Outros detalhes

Empresa que eu contratei no Brasil: Cidadania Italiana Facil

Cidade onde fiquei na Europa: Lonigo

Eu nao tenho mais o contato da pessoa que conseguiu encontrar o documento do meu tataravô na Italia.

Entao e isso… espero que tenha ajudado! 🙂

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

Translate »