Moda

Dior Mistura Arte e Feminilidade em Nova Campanha

janeiro 03, 2018 Por Ju Schmidt

A Dior apresentou ontem (2) sua campanha primavera-verão 2018. Inspirada no trabalho da artista francesa Niki de Saint Phalle, as fotos trazem a modelo russa Sasha Pivovarova como o rosto da temporada.

DIOR SS18

Maria Grazia Chiuri, diretora artística da casa desde julho de 2016, escolheu Sasha para abrir o último desfile da marca francesa em jeans e t-shirt impressa com a frase da historiadora de arte Linda  Nochlin: “Why Have There Been No Great Women Artists” (algo como: “Por que não tem havido grandes artistas mulheres?”).

A CAMPANHA

Para a campanha, a modelo e artista é fotografada enquanto desenha e cria suas próprias obras, retratos femininos que lembram as fontes de inspiração da coleção: o trabalho de Saint Phalle e os ideias feministas defendidos por Chiuri.
Considerada a primeira grande artista feminista do século XX, Niki de Saint Phalle foi uma artista autodidata politicamente engajada, militante feminista e autora de uma vasta e original obra. A artista foi uma das precursoras da pop art com uma obra que valorizava o corpo feminino, o erotismo e as grandes figuras míticas, sempre questionando os cânones estabelecidos e reivindicando o poder das mulheres e seu papel na sociedade.
Clamando pelo espaço feminino na arte, Chiuri cria uma coleção que tem nos anos 60 a inspiração para a busca pela liberdade. Desta vez quem capta os signos da arte e da feminilidade da linha de prêt-à-porter da Dior é o fotógrafo Patrick Demarchelier.

A modelo Sasha Pivovarova foi muito requisitada no universo fashion nos últimos tempos, desfilando para grandes marcas como Isabel Marant, Dries Van Noten e Lanvin.

Consolidando seu trabalho tão característico para a Dior, Chiuri prova, mais uma vez, que a hora não poderia ser mais propensa para questionamentos sobre o empoderamento feminino. Enquanto surgem movimentos em prol da igualdade de gênero por todo mundo a Dior encontrou sua própria forma de manifesto.

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

Translate »